Notícias

Covid-19 – Lacen esclarece sobre diagnóstico laboratorial

Os Laboratórios de Saúde Pública são unidades de suma importância no Sistema Único de Saúde para execução de exames laboratoriais, padronização de técnicas de diagnósticos, ações de controle sanitário e epidemiológico etc

O biomédico é um dos profissionais de saúde na linha de frente da prevenção e do tratamento ao coronavírus. O dignóstico laboratorial rápido e preciso é uma das ações estratégicas para contenção da epidemia, adotadas pelo Ministério da Saúde (MS), que declarou transmissão comunitária do vírus SARS-COV2 no País.
Referências quando o assunto é Vigilância em Saúde, os Laboratórios Centrais de Saúde Pública estão aptos a realizar os exames RT PCR para o novo coronavírus. A direção geral do Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) esclarece alguns detalhes sobre as análises clínicas para a Covid-19. Confira:

Técnica padronizada para o diagnóstico laboratorial:
A técnica é de Biologia Molecular, RT-PCR em Tempo Real para alvos específicos do SARS-CoV-2.

O que é contraprova e qual a necessidade de fazer essa contraprova?
A contraprova foi proposta pelo Ministério da Saúde como forma de avaliar a correspondência analítica de ensaio realizado em laboratórios privados utilizando-se protocolos/referências distintos da preconizada pelo Laboratório de Referência nacional de Influenza - Fiocruz/RJ.

Kits usados no Brasil?
A Rede de Lacens utiliza os Kits de RT-PCR em Tempo Real repassados por Biomanguinhos, via Ministério da Saúde.

(*Conforme o site do MS, os testes são produzidos pelo Instituto Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com produção semanal e a distribuição se dá na mesma proporção, ou seja, também são enviados aos estados semanalmente. A produção atual é de 3,5 mil a 4 mil testes a cada três dias e segue as boas práticas de produção de insumos para diagnóstico. A produção está sendo escalonada para aumento da capacidade de fabricação)

Os testes da Rede Nacional de Saúde Pública são iguais aos da rede privada?
Não.

Metodologia dos teste rápido e quais empresas estão produzindo esses testes:
Não temos informações sobre a metodologia a ser empregada pelas empresas que irão fornecer os testes rápidos. O Ministério da Saúde está propondo a compra de testes rápidos cuja metodologia é a imunocromatografia.

Sensibilidade e especificidade do teste RT-PCR:
Para o RT-PCR em Tempo Real utilizado no Lacen-GO:
_A especificidade: 100%
_Sensibilidade: maior ou igual a 95%
_Não temos essa informação para os Testes Rápidos, já que os mesmos não são empregados pelo Lacen-GO.
(*Os oito kits específicos aprovados pela Anvisa, no último dia 19 de março, cujos registros contam das Resoluções RE 776/2020 e RE 777/2020, estão divididos em dois grupos: os que usam amostra de sangue e detectam anticorpos (IgM e IgG) e os que usam amostras das vias respiratórias dos pacientes, nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta) e detectam o antígeno (vírus). Todos são do tipo ensaio imunocromatográfico, sendo que seis fazem o uso de amostras de sangue, soro ou plasma e outros dois (os últimos) utilizam um dispositivo semelhante a um cotonete (swab), que retira amostra das vias respiratórias dos pacientes, da nasofaringe e da orofaringe.
• One Step Covid-2019 Test
• Coronavírus Rapid Test
• Coronavírus IgG/IgM (Covid-19)
• Medteste Coronavírus 2019-nCoV IgG/IgM
• Teste Rápido em Cassete (Covid-19) IgG/IgM
• Covid-19 IgG/IgM Eco Teste
• Eco F Covid-19 Ag
• Covid-19 Ag Eco Teste

Outras informações
O site do CRBM-3 traz as recomendações da entidade para os biomédicos, o fluxo laboratorial para diagnóstico do novo coronavírus e outras informações relacionadas.
*Obs: o conteúdo entre parêntese foi retirado dos sites do MS e Anvisa e divulgados pelo CRBM-3 para complementar as informações divulgadas.

(Imprensa CRBM-3 com Secom SES-GO)