Notícias
Por determinação do MEC, o CRBM-3 só habilitará pós-graduação após conclusão comprovada da graduação
Publicado em 29/09/2020 - Última modificação em 30/08/2022 às 14h33
A pós-graduação é um curso de ensino superior que qualifica o profissional a se especializar em uma área específica de sua formação. Por isso, só deve ser feita após concluída a graduação. Os Conselhos Regionais de Biomedicina, atendendo determinação do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e do Ministério da Educação (MEC), datada de 1º de outubro de 2019, só habilitarão as pós-graduações de biomédicos que comprovem a conclusão do curso superior.
A prática, bastante comum entre os estudantes, de iniciarem a pós-graduação antes de finalizar a graduação, contraria as normativas do Ministério da Educação (MEC), conforme Resolução Nº 1, de 6 de abril de 2018 que prevê, no parágrafo primeiro que: “os cursos de especialização são abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação, que atendam às exigências das instituições ofertantes”.
Para o primeiro secretário do CRBM-3 e professor Jhonathan Rocha, o término do curso de graduação é fundamental para o melhor aproveitamento da pós-graduação. “Ao iniciar uma pós no início ou meados da graduação há pouco aproveitamento, visto que faltam conteúdos importantes conquistados a cada etapa do curso superior, e também maturidade desse aluno”, pondera.