Notícias

CBBM On-line reúne Turíbio Leite e Rodrigo Manda, referências na Fisiologia do Esporte

Pioneiro e referência na área de Fisiologia do Exercício, o biomédico Turíbio Leite foi escolhido presidente de honra dos Congressos Brasileiro e Internacional de Biomedicina, onde integra a programação como palestrante. A Fisiologia nas modalidades esportivas coletivas e também individuais evoluiu muito nas últimas décadas. Turíbio fez parte dessa história.

O crescimento alcançou a Biomedicina que em 2019 incluiu a área entre as habilitações oferecidas aos biomédicos. Ao fisiologista cabe individualizar o treinamento, prevenir lesões e melhorar a performance do atleta a partir da genética e do perfil de cada esportista e sua modalidade.

O fisiologista é definido como o “cientista do esporte” e precisa de atualização constante de conhecimentos em consonância com a evolução das ciências do esporte. Por se tratar de uma nova habilitação na Biomedicina, a expectativa é de que haja um aumento das oportunidades para os biomédicos, que atuarão multidisciplinarmente.

Ao lado de Turíbio estará o também fisiologista esportivo, biomédico Rodrigo Minoru Manda, doutor em Patologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp-SP) e especialista em Atuação Multiprofissional em Medicina do Exercício Físico e do Esporte pela mesma instituição.

“O profissional biomédico tem como atuação a retaguarda científica na avaliação e análise de variáveis fisiológicas e bioquímicas que possam auxiliar no trabalho de prevenção de lesões, otimização de rendimento e recuperação do atleta”, explica Rodrigo. A fisiologia do esporte abre oportunidades para o biomédico no mercado de trabalho. “Somos profissionais que chegamos para acrescentar mais uma visão na atuação multiprofissional ao esporte”, acrescenta. (Imprensa CRBM-3)