Notícias

CRBM-3 - Nota variante Ômicron

O Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3) alerta para os casos da nova variante do coronavírus Ômicron - B.1.1.529 - com casos já confirmados em Goiás e no Distrito Federal e sob suspeitas em outros estados da jurisdição da entidade. A Ômicron tem número significativo de mutações na proteína spyke, o que gera preocupação em relação à alta transmissibilidade.

O CRBM-3 reforça a todas as pessoas e, de modo particular, aos profissionais biomédicos a necessidade da dose adicional (terceira dose) da vacina contra o coronavírus e também a segunda para aqueles que ainda não se vacinaram. De acordo com a OMS, pesquisas demonstram que a vacinação protege contra as formas graves da doença sendo medida eficaz para o momento.

Além da imunização, deve-se manter o rigor no uso de máscaras e do álcool em gel; os ambientes ventilados; evitar aglomerações e respeitar o distanciamento sempre que possível. Como ocorre com outras variantes do Sars-Cov 2, muitos indivíduos são assintomáticos; outros apresentam sintomas leves de gripe, o que pode retardar o diagnóstico.

O CRBM-3 solicita ao Poder Público  e aos órgãos de Saúde dos estados e dos municípios que intensifique as informações na mídia sobre a necessidade de se completar o esquema vacinal e crie mecanismos para alcançar aqueles que ainda não se imunizaram; mantenha e fiscalize as medidas de prevenção contra a Covid-19, como a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Aos profissionais biomédicos o CRBM-3 solicita o uso dos equipamentos de proteção individual e sigam rigorosamente os protocolos e notas técnicas emitidos pelos órgãos de saúde. Aos indivíduos, que mantenham o compromisso com as medidas preventivas já conhecidas.

Quer saber mais sobre o Ômicron, acesse: https://news.un.org/pt/story/2021/12/1773162

(Com informações OMS)