Notícias

VLibras permite acesso dos surdos ao site do CRBM-3

Ferramenta desenvolvida pelo Governo Federal para sites institucionais rompe barreiras e amplia canais de comunicação. Leitores de telas por síntese de voz também estão disponíveis para os cegos.

O site do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3) está acessível às pessoas surdas que utilizam computador. O VLibras, conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Língua Brasileira de Sinais (Libras), está instalado no portal e pode ser acessado. Assim é possível às pessoas surdas se conectarem aos conteúdos em sua língua natural de comunicação, reduzindo as barreiras e o acesso à informação, pois a tradução do Português para a Libras é automática. Muitos surdos enfrentam dificuldades para ler, escrever e se comunicar em português.

“Queremos nos comunicar com os biomédicos e com toda a sociedade sem impedimentos. A saúde é questão muito importante e os conteúdos e dados relacionados à área não devem ser limitados”, destacou o presidente do CRBM-3, Renato Pedreiro Miguel.

A suíte VLibras é composta pelas ferramentas VLibras-Plugin, VLibras-Desktop, VLibras-Video e WikiLibras, e foi desenvolvida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Universidade Federal da Paraíba em 2016, mas de lá para cá vem sendo cada vez mais aperfeiçoado. Para acessar, basta clicar no ícone (de mãos), no computador ou no celular. 

Segundo o censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, existem, no Brasil, cerca de 9,5 milhões de pessoas com algum nível de deficiência auditiva.

Para a Assessoria de Imprensa do CRBM-3 é imprescindível a inclusão dessa população nos canais de comunicação da entidade, visto que uma parcela considerável está presente no mercado de trabalho. Meta, agora, alcançada. 

O site do CRBM-3 também oferece opções de download gratuitas em Leitores de Tela para Windows e para Linux, um importante recurso para pessoas com dificuldades visuais ou cegas. As informações são fornecidas através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. O compromisso é tornar toda a plataforma acessível e ampliar o acesso de todos os públicos. para baixar, acesse: https://www.crbm3.gov.br/inicio-separador/noticias-crbm/noticias-cat/1012-site-do-crbm-3-oferece-opcoes-em-leitores-de-tela?highlight=WyJsZWl0b3JlcyIsImRlIiwidGVsYXMiLCJsZWl0b3JlcyBkZSIsImxlaXRvcmVzIGRlIHRlbGFzIiwiZGUgdGVsYXMiXQ==   (Imprensa CRBM-3)