Acessibilidade

Tecnologia Assistiva: Sugestões de leitores de tela para deficientes visuais

A acessibilidade na Web pressupõe que os sites e portais sejam projetados de modo que todas as pessoas possam perceber, entender, navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas. O termo Tecnologia Assistiva refere-se aos recursos que contribuem para que pessoas com deficiência possam ter uma vida mais independente e autônoma. Esses recursos englobam desde artefatos simples até sistemas computacionais bastante complexos. Ao falarmos de acessibilidade na Web, o foco são os recursos de Tecnologia Assistiva, que apresentam soluções para que pessoas com algum tipo de deficiência tenham possibilidade de acessar os recursos de hardware e/ou software que o mundo digital oferece. Neste caso, trataremos especificamente dos Leitores de Tela.

 

Leitores de tela

O leitor de tela é um software utilizado principalmente por deficientes visuais, que fornece informações através de síntese de voz sobre os elementos exibidos na tela do computador. Esses softwares interagem com o sistema operacional, capturando as informações apresentadas na forma de texto e transformando-as em resposta falada através de um sintetizador de voz. Para navegar utilizando um leitor de tela, o usuário faz uso de comandos pelo teclado. O leitor de tela também pode transformar o conteúdo em informação tátil, exibida dinamicamente em Braille por um hardware chamado de linha ou display Braille, servindo, em especial, a usuários com surdocegueira. Pessoas com baixa visão e pessoas com dislexia também podem fazer uso dos leitores de tela.

Diante da importância desse recurso, sugerimos abaixo alguns exemplos de leitores de telas que podem ser utilizados.

 

PARA SISTEMA WINDOWS:

NVDA

O NVDA (Non Visual Desktop Access) é um leitor de tela gratuito e de código aberto, ou seja, é um software totalmente livre de custos. Sua grande característica é o fato dele não precisar ser instalado no sistema, podendo ser levado em um pendrive, CD ou qualquer outro disco removível.

Gratuito

Saiba mais

JAWS

O JAWS (Job Access With Speech) é um dos principais leitores de tela do mercado. Desenvolvido pela Freedom Scientific, o software permite aos usuários que não enxergam nada ou que possuem baixa visão acesso quase que total as principais funcionalidades do sistema, desde manipulação de pastas e arquivos, configuração e personalização do sistema, criação e edição de documentos no pacote de escritório Office, navegação em sites, entre outras funcionalidades.

Pago

Saiba mais

Virtual Vision

Criado em 1998 pela empresa Brasileira Micropower, o Virtual Vision, atualmente na versão 10, é um leitor de tela que foi totalmente desenvolvido no Brasil. Roda em ambiente Windows e é capaz de interagir com os principais programas normalmente utilizados em um computador, reconhecendo assim Word, Excel, Internet Explorer, Outlook, Skype, entre outros.

Pago

Saiba mais

 

PARA SISTEMA LINUX:

Orca

Assim como o NVDA, o Orca também é um software gratuito e de código aberto. Roda em Sistema Operacional Linux e, além de leitor, é também um ampliador de tela, possibilitando ao deficiente visual a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível. É o recurso nativo em algumas distribuições Linux, como Fedora, openSUSE e Ubuntu.

Gratuito

Saiba mais

 

PARA SISTEMA APPLE iOS:

VoiceOver

O VoiceOver é o leitor de tela presente em cada Mac e demais produtos da Apple, como o Iphone, Ipad, Apple TV e outros. Por ser um recurso nativo, o VoiceOver está totalmente integrado ao sistema. Sendo assim, basta habilitar o seu uso direto no sistema para utilizá-lo. Outras características incluem: voz mais natural e em mais de 30 idiomas, movimentos usando o trackpad, rotor (um controle virtual para acessar uma série de comandos) e outros recursos. Para o sistema iOS, acesse o ícone AJUSTE, em seguida ACESSIBILIDADE, vá em VISÃO e em seguida VOICEOVER, e é só ativá-lo.

Nativo no sistema

 

PARA ANDROID:

Talkback

Esses leitores são bem simples de usar. Depois de habilitados, eles possibilitam aos usuários manusear o smartphone com acessibilidade. Ao tocar na tela, é reproduzido em áudio todo o conteúdo (exceto algumas imagens e ícones) e, assim, uma pessoa com deficiência visual poderá utilizar o aparelho com mais independência. Lembrando que ao se habilitar os leitores de tela os gestos mudam, e com um pouco de treino, o usuário terá toda a autonomia. Nos aparelhos Android, entre na sua gaveta de aplicativos e procure por CONFIG ou CONFIGURAÇÕES. Em seguida vá em ACESSIBILIDADE, em seguida VISÃO e entre em TALKBACK. Ao habilitá-lo, ele estará pronto para ser utilizado.

Nativo no sistema

 

Outros:

  • F123: Software de tecnologia assistiva que inclui leitor de tela, ampliador de tela, navegador web e aplicativos do pacote Office. É um software pago e funciona nos sistemas operacionais Linux e Windows. Utiliza-se do leitor de tela Orca. Saiba mais.
  • DOSVOX: É uma "interface especializada", ou seja, um sistema operacional que utiliza sintetizador de voz em língua portuguesa e outros idiomas, e possui aplicativos como editores de textos, gerenciadores de e-mail, aplicativos de bate-papo, entre outros. O leitor de tela do DOSVOX é o Webvox. Saiba mais.

 

Fonte: BRASIL. Governo Eletrônico. Acessibilidade na web. Curso digital. Disponível em: http://emag.governoeletronico.gov.br/cursodesenvolvedor/introducao/acessibilidade-na-web-definicao.html. Acesso em: 1 dez. 2021.