Notícias
Congresso de Biomedicina - Palestra interativa destaca a Acupuntura para auxílio da emoção
Publicado em 09/06/2022 - Última modificação em 09/06/2022 às 13h07
A acupuntura é uma das técnicas mais populares entre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS), uma das habilitações mais recentes da Biomedicina. No Congresso Brasileiro e Internacional de Biomedicina, em Goiânia, a acupuntura será tema de palestra na tarde do dia 16, sob o comando do biomédico acupunturista Maury Massani Tanji, que também é reikiano e mentor em Desenvolvimento Humano.
A palestra “A acupuntura como prática integrativa no auxílio dos distúrbios emocionais” traz uma temática bastante atual. Há dados que informam o Brasil como um dos países líderes em ansiedade e depressão, por exemplo, durante a pandemia, de acordo com pesquisa global realizada em 2021 pela Universidade Estadual de Ohio (EUA). “Vários estudos e também a mídia tem divulgado que esta pandemia trouxe muitos prejuízos à saúde mental”, reforça Mauri Tanji. O biomédico falou sobre o assunto e contou um pouco sobre como será ministrada sua palestra no CBBM 2022. Confira:
Quais aspectos que serão abordados na palestra do dia 16 no CBBM?
Estamos vivendo um momento atípico, um mundo onde tem predominado os distúrbios emocionais. A ONU, relatou que nós somos o país mais ansioso do mundo, por isso iremos abordar, como a Medicina Chinesa (Acupuntura) pode contribuir para que as pessoas possam ter mais controle sobre a sua saúde mental, diminuindo os casos de ansiedade e a depressão.
Será uma palestra interativa?
Sim, estará aberta a perguntas durante e após a palestra.
Quais benefícios a acupuntura provoca no organismo?
A Acupuntura e a Medicina Tradicional Chinesa visam trazer o equilíbrio orgânico através da circulação energética, sem bloqueios ou deficiências, e a qual os chineses chamam de Qi. O equilíbrio de duas energias opostas, mas complementares, que é a energia Yin e a energia Yang, e que são importantes para ter mais saúde física e emocional.
Por que os princípios orientais encantam tantas pessoas, na sua opinião?
Os princípios orientais buscam o equilíbrio entre corpo e mente. E as pessoas hoje estão em busca de processos que não agridam tanto o organismo, por terapias mais naturais. Por isso a acupuntura e outras técnicas de equilíbrio mental e emocional têm tido bastante procura. (Imprensa CRBM-3).