Notícias

CRBM-3 promove Encontro de Coordenadores de Cursos de Biomedicina no DF

coordenadores(Foto: CFBM)

O primeiro Encontro de coordenadores dos cursos de Biomedicina do Distrito Federal foi realizado no último dia 8 de julho, em Brasília, e reuniu 12 coordenadores. A promoção foi da Comissão de Ensino e Docência do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3). Durante o encontro foram tratados aspectos importantes relacionados à formação e a entrada no mercado de trabalho, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e a nova legislação sobre os cursos na modalidade EAD.

Uma das participantes, a coordenadora do curso no Centro Universitário Unieuro, biomédica Carla Danielle Dias Costa conta que foi um momento muito relevante para as instituições de ensino presentes. “Foi possível estreitar relações com os demais coordenadores, discutir sobre pontos importantes da Biomedicina e também elencar necessidades de atualizações das diretrizes curriculares nacional, visando garantir melhorias para o curso”, disse. Ela reforçou a necessidade de encontros periódicos entre os coordenadores e agradeceu o apoio dos integrantes da Comissão de Ensino e Docência da autarquia.

A coordenadora do curso de Biomedicina na Universidade Católica de Brasília (UCB) Fabiana Nunes de Carvalho Mariz destacou a relevância do encontro como forma de conhecer a realidade das diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do DF e proximidades.  “Constatar que nós biomédicos docentes e gestores de cursos precisamos trabalhar alinhados com as resoluções do Conselho e as diretrizes curriculares nacionais de Biomedicina, em prol da qualidade do profissional que vai entrar no mercado de trabalho. Cada um cuidando do seu papel. As preocupações são semelhantes entre os coordenadores. O perfil do estudante mudou e as modalidades de ensino também e precisamos manter a qualidade do profissional, o que no cenário atual é bem complexo”, afirma.

Fabiana propõe ampliar os debates entre os coordenadores de cursos de Biomedicina em todo o país e sugere os pontos que devem ser considerados, tais como ampliar a carga horária mínima para integralização para 4.000 horas; atualização das DCN  e  a obrigatoriedade de que o coordenador de curso seja biomédico; fixar quantidade de estudantes por preceptor/professor; fixar eixo de formação nas áreas consolidadas da Biomedicina; revisar algumas resoluções do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) em relação as habilitações e ampliar a fiscalização dos profissionais.

Na ocasião, os coordenadores também puderam tirar suas dúvidas sobre diferentes assuntos relacionados às habilitações biomédicas e que, de certo modo, garantem mais qualidade ao ensino superior. Para a conselheira do CRBM-3 no DF e também docente, Lídia Maria Pinto de Lima, responsável pela organização do encontro em Brasília, a parceria e o diálogo entre IES e Conselho colaboram no aprimoramento do ensino e na formação de profissionais melhor preparados.

Uma das novidades apresentadas durante o encontro foi o Programa de Acolhimento ao Recém-registrado, que será implementado pelo CRBM-3, e cujo objetivo é auxiliar os recém-formados no processo de inscrição do registro profissional e nos contatos iniciais com o mercado de trabalho. As diretrizes desse programa estão sendo formatadas, segundo o presidente da Comissão de Ensino e Docência, conselheiro Renato Angelo da Silva. O CRBM-3 pretende promover periodicamente outros encontros semelhantes em diferentes localidades da jurisdição, informa o presidente da entidade, Renato Pedreiro Miguel. (IMPRENSA CRBM-3)