Notícias

AL GO institui Dia Estadual do Biomédico

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás instituiu o Dia Estadual do Biomédico a ser celebrado no Estado, anualmente, em 20 de novembro. Por meio de votação em sessão ordinária realizada no início do mês de agosto, os deputados goianos aprovaram a propositura do deputado Paulo Cezar Martins.

"Ao comemorarmos o Dia do Biomédico, reconhecemos a dedicação, a competência e o compromisso desses profissionais em promover a saúde e o bem-estar da sociedade", escreveu Martins na justificativa do projeto de lei.

A data em que se comemorará o Dia do Biomédico em Goiás é a mesma instituída para as comemorações em nível nacional, desde 03 de agosto de 2006, através pela Lei nº 11.339. Faz referência à vitória da categoria no Supremo Tribunal Federal (STF), com resultado unânime em favor da regulamentação da profissão.

A criação do Dia do Biomédico também destaca a sensibilidade e o compromisso dos legisladores goianos em reconhecer e valorizar essa categoria profissional que desempenha um importante papel na saúde pública sendo referência no diagnóstico de doenças, em pesquisas científicas e outros.

“A comemoração dessa data fortalece a profissão e une os profissionais”, afirma Renato Pedreiro Miguel, presidente do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3). O Conselho tem sob sua jurisdição os estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e o Distrito Federal. Em Goiás, a unidade de atendimento está na capital, Goiânia.

O Conselho desempenha um papel essencial, já que é o responsável por regulamentar e fiscalizar o exercício da profissão, garantindo que os profissionais atuem dentro das normas e cumpram os padrões éticos estabelecidos. O compromisso é manter a qualidade dos serviços prestados à população. O CRBM-3 apoia e agradece a iniciativa da Assembleia Legislativa do estado de Goiás. (IMPRENSA CRBM-3) -  Acesse a Lei estadual no link: https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/109257/lei-22896