Notícias

Aprovados em concurso, 12 biomédicos são convocados pela SES do MT

Profissionais vão atuar no Lacen e no Hemocentro.

secom

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  Crédito: Secom-MT

Os nomes de doze profissionais biomédicos aprovados no último concurso público realizado pelo Governo do Estado do Mato Grosso estão na lista dos convocados para assumir seus cargos em unidades da Secretaria de Estado da Saúde. Serão oito biomédicos no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-MT) e quatro para o MT-Hemocentro. O chamamento foi divulgado no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira, 17 (veja link do Diário Oficial do Estado, ao final)

Os hemocentros são fundamentais para manter o abastecimento de sangue e atender as unidades públicas e particulares, sendo primordial no sistema de saúde; enquanto os laboratórios centrais são referência nas análises sanitárias, monitoramento e controle epidemiológicos.

A inclusão do biomédico em cargos públicos é resultado de um trabalho realizado enfaticamente pelo Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3). “Temos mantido contatos frequentes com agentes públicos e demonstrado a amplitude da Biomedicina e a importância do profissional no contexto geral da saúde”, disse o presidente do CRBM-3, Renato Pedreiro Miguel.

As nomeações do concurso da Secretaria de Estado da Saúde do Mato Grosso poderão ser feitas em até dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período, o que significa que mais biomédicos ainda poderão ser chamados. Ao todo foram 406 vagas para cadastro de reserva em cargos de profissional técnico de nível médio e técnico de nível superior.

“O profissional biomédico pode atuar em mais de 30 habilitações e tem um perfil multiprofissional, o que favorece seus conhecimentos em muitos aspectos. O papel do Conselho é importante para demonstrar isso, por isso temos trabalhado para incluir cada vez mais biomédicos em concursos públicos na saúde municipal e estadual”, destacou Luciano Teixeira Gomes, conselheiro do CRBM-3 no Mato Grosso. Para ver o DOE, acesse: https://www.saude.mt.gov.br/storage/files/p2DW0sdwnVRdLgjFxoQOeSMUmXYlzT2uXr3PX2Nf.pdf - (IMPRENSA CRBM-3)