Notícias

Uberaba inclui Dia do Biomédico no calendário municipal

Projeto de lei foi aprovado pela Câmara Municipal, na segunda-feira.

RIPPOSATI

Conselheiro, fiscal e presidente do CRBM-3 com o vereador Ripposati, autor da proposta que instituiu o Dia Municipal do Biomédico (Foto: Divulgação)

O Dia do Biomédico foi instituído oficialmente no calendário popular do município de Uberaba (MG). Em sessão na Câmara Municipal realizada na última segunda-feira - 05/05 - foi aprovado o Projeto de Lei 536/25, de autoria do vereador Ripposati Filho, instituindo o Dia Municipal do Biomédico em 20 de novembro, data em que já se comemora o dia nacional da categoria.

Em sua justificativa apresentada à mesa diretora da Casa legislativa, o vereador destacou a relevância dos biomédicos para a área da saúde no município e a importância de garantir uma maior representatividade da categoria, por exemplo, por meio da criação de cargos públicos. “A inclusão oficial do dia do biomédico no calendário do município é o reconhecimento dos relevantes serviços prestados pelo profissional para o avanço da saúde pública e privada”, destacou o vereador.

Em seu discurso, Ripposati Filho também lembrou a atuação multiprofissional dos biomédicos durante a pandemia da Covid-19, o que foi fundamental para salvar a vida de milhares de pessoas.

O presidente do CRBM-3, Renato Pedreiro Miguel usou a palavra para relembrar que a primeira unidade de atendimento do Conselho Regional de Biomedicina - 3ª Região fora de uma capital foi implantada na cidade de Uberaba. O dirigente também reforçou sobre a importância da parceria do poder público para o fortalecimento da profissão biomédica local.

A fiscal biomédica Maria Lúcia Minaré, que atua no estado de Minas Gerais, agradeceu aos vereadores. “Hoje é um dia especial para mim e para a nossa classe por esse reconhecimento”, disse.

O conselheiro do CRBM-3, Mauro Marques, lembrou que fez parte da primeira turma de Biomedicina em Uberaba, em 1997, e acrescentou que o sequenciamento genético do coronavírus foi feito por uma biomédica, sendo então a Biomedicina muito relevante também na área da pesquisa e docência.

No plenário, o vereador Samuel Pereira parabenizou o verador Ripposati Filho pela propositura. Ele se disse feliz por participar da votação e contou que tem uma filha graduada em Biomedicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). A iniciativa também recebeu o reconhecimento do vereador Luís da Farmácia. Leia mais em: https://portal.camarauberaba.mg.gov.br/noticias/vereador-ripposati-filho-inclui-dia-do-biomedico-no-calendario-oficial/

(IMPRENSA CRBM-3).