Notícias

Comissão de Intervenção e coordenadores de cursos se reúnem em BH

Reunião presidente e coordenadores de cursos BH set 2025

O presidente da presidente da Comissão de Intervenção no CRBM-3, Dr. Jeff Chandler, e o secretário-geral da Comissão, Dr. Chafic Lays reuniram-se com os coordenadores de cursos de Biomedicina, em Belo Horizonte (MG), na última quinta-feira, 11 de setembro.  

O encontro visou, inicialmente, estreitar e fortalecer o relacionamento entre o Conselho Profissional e as instituições de ensino superior (IES) tanto a partir de parcerias e apoio aos eventos acadêmicos, como no debate de pautas importantes como a atualização da Diretrizes Curriculares Nacionais da Biomedicina – conjunto de normas que devem ser adotadas pela educação básica e superior. Os integrantes da Comissão se comprometeram a tratar do tema com o Conselho Federal de Biomedicina e os demais Conselhos Regionais

Um dos coordenadores presentes, biomédico Gustavo Oliveira Gonçalves, da Faculdade de Minas BH (Faminas), destacou a satisfação em participar do encontro, segundo ele, bastante produtivo. “Conversamos acerca das possibilidades de crescimento da profissão. Trabalhar em conjunto é uma firma de engajarmos para as melhorias da Biomedicina. Quando temos a união entre as instituições de ensino e os conselhos temos a oportunidade de entender melhor as realidades e planejar as ações para um futuro de excelência, compromisso e inovação”, disse.

O estado de Minas Gerais concentra ao menos 10 instituições de ensino que oferecem cursos de Biomedicina. A proximidade do Conselhos com as IES colabora, por exemplo, na compreensão do alunado quando às atribuições e responsabilidades que cabem ao Conselho Profissional e a legislações pertinentes à profissão biomédica.

Participaram ainda da reunião, ocorrida na Seccional mineira, os coordenadores de cursos da Universidade Federal de Minas Gerais, Luís Fernando Viana Furtado; UniArnaldo Centro Univeristário, Ingrid Caroline Silva Dias; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Anna Carolina de Freitas Policarpo e Centro Universitário Uma, Sarah Dutra Batista.

Novos encontros entre o CRBM-3 e as coordenações estão programados para breve.