Notícias
Avançam na Câmara dos Deputados, em Brasília, as discussões para a criação do piso salarial do biomédico
Publicado em 19/09/2025 - Última modificação em 19/09/2025 às 14h17
Empenhados em estabelecer um piso salarial nacional para a categoria, visando atender a um dos maiores anseios dos profissionais biomédicos em todo o país, representantes do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) e do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região (CRBM1) estiveram reunidos na tarde de ontem, dia 17, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), com o Deputado Arnaldo Jardim (Cidadania/SP).
O objetivo foi aprofundar as discussões como forma de viabilizar o Projeto de Lei de sua autoria (PL nº 1987/2022), que dispõe sobre o salário-base do profissional biomédico. O citado PL foi apensado ao PL nº 674/2020 e, neste momento, aguarda designação de relator na comissão de saúde (CSaude).
Participaram da reunião o diretor-conselheiro do CFBM e presidente do CRBM1, dr. Dácio Eduardo Leandro Campos, o conselheiro do CFBM dr. Orlando Gerola Júnior, o presidente da Federação Nacional dos Biomédicos (FENABIO), dr. Marcos Caparbo, diretor do Sindicato dos Biomédicos Profissionais do Estado de São Paulo (SINBIESP), e o assessor jurídico da autarquia dr. Daniel Fernandes.
No encontro, puderem definir os próximos passos das ações a serem implementadas para que o Projeto de Lei seja votado o mais breve possível.“Em outubro, representantes de todos os Conselhos Regionais estarão mobilizados em visitas a lideranças de partidos políticos da Câmara dos Deputados”, explica dr. Caparbo.
O Dep. Arnaldo Jardim destacou a importância desse movimento a fim de sensibilizar os parlamentares para que a votação ocorra e o piso salarial seja aprovado o mais brevemente possível. (CFBM)