Notícias
Biomédicos Doam Vida tem mais doadores no DF
Campanha de incentivo à doação de sangue na terceira região é realizada em parceria com Hemocentros estaduais. Objetivo agora é aumentar a adesão em GO, TO, MT e MG
Publicado em 11/10/2019 - Última modificação em 15/10/2019 às 14h19
A Campanha #BiomédicosDoamVida segue despertando a classe biomédica sobre a necessidade da doação de sangue. O Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3) firmou parceria com os Hemocentros de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Minas Gerais e Fundação Hemocentro de Brasília (DF), e convida os profissionais que ainda não são doadores a aderirem à parceria.
Para isso basta ir ao Hemocentro de sua região, indicar o nome da campanha e assinar a lista de doadores. No caso da Fundação Hemocentro, na Capital federal, é necessário agendar a doação pelo número 160, opção2, ou 0800-644-0160. Vem de Brasília o maior quantitativo de doadores: 20 biomédicos doaram sangue e 02 optaram pela doação de medula óssea, entre os dias 9 de setembro e 10 de outubro.
Na terceira região, a campanha teve início em setembro. Neste primeiro mês a adesão foi considerada pequena, porém como as doações poderão ser feitas até 20 de novembro, data em que se comemora o Dia do Biomédico, a expectativa é de aumento. "Acreditamos que mais pessoas comparecerão para participar, já que somos milhares de profissionais e apenas dezenas compareceram nesse primeiro mês", afirma Renato Pedreiro Miguel, presidente do CRBM-3.
A implementação da campanha pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) conta com a participação de todos os seis Conselhos Regionais de Biomedicina. "A doação é algo muito simples para quem faz e questão de vida para quem precisa. Cada biomédico vai ajudar a aumentar os estoques de bolsas de sangue e abastecer, desde já, os bancos para evita a escassez comum nos final e início de ano", complementa Renato Pedreiro.
O objetivo é que essas contribuições se mantenham ao longo dos meses. O slogan da nossa campanha é "Corre amor em nossas veias", uma vez que retrata a realidade de biomédicos que se doam diuturnamente pela saúde pública e para o bem estar social. Os requisitos básicos para doar são: estar em boas condições de saúde; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente emitido por órgão oficial. (Imprensa CRBM-3)