Notícias

3º Congresso de Biomedicina do Centro-Oeste (CBCO), em Brasília, destaca caráter multidisciplinar e empreendedor da profissão

Evento, nos dias 24 a 26 de outubro, reunirá pesquisadores, profissionais e estudantes em palestras, mini-cursos e painéis temáticos para atualização de conhecimento

Congresso de Biomedicina do Centro Oeste

Com o tema “Ciência, Tecnologia e Empreendedorismo no Fortalecimento da Biomedicina”, o 3º Congresso de Biomedicina do Centro-Oeste, de 24 a 26 de outubro, no Hotel Nacional, em Brasília (DF), pretende reunir cerca de 500 profissionais e estudantes numa programação que contempla as mais variadas habilitações da Biomedicina e o mercado de trabalho. A promoção é da Associação da Biomedicina – 3ª Região (ABM-3), com apoio do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3).

 

Na programação estão confirmadas 34 palestras, 8 mini-cursos e 7 painéis temáticos. Os assuntos tratam de aspectos gerais da Biomedicina como novas habilitações, empreendedorismo, inteligência emocional; além dos específicos, por exemplo, Estética, Tecnologias diversas aplicadas aos diagnósticos, Imagem, Hemoterapia, Genética etc. A programação completa está no site www.cbco2019.com.br ou no link https://qe.iweventos.com.br/evento/cbco2019/programacao/gradeatividades/2. Haverá ainda programação cultural e homenagens às personalidades que colaboraram pelo fortalecimento da Biomedicina.

O 3º Congresso de Biomedicina do Centro-Oeste é uma oportunidade para a aprendizagem e o networking. O evento reúne autoridades da Biomedicina que favorecerão o debate, a troca de experiências e as possibilidades para novas perspectivas. Em 2019, a Biomedicina completou 40 anos de regulamentação no Brasil. Nessas quatro décadas, a profissão avançou consideravelmente e tem papel preponderante e de contribuição quando se trata de garantir a saúde da população. Neste ano também o CRBM-3 completou 30 anos de instalação.

A palestra de abertura, "Avanços tecnológicos na hematologia laboratorial e a garantia de qualidade na segurança do paciente. A importância do biomédico", no dia 24 de outubro, às 20 horas será ministrada pelo biomédico e médico Luiz Murilo Martins de Araújo. Ele é professor de Hematologia Laboratorial do Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e de Medicina Laboratorial da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Já o encerramento será com a palestra “Novas Fronteiras da Biomedicina: O Paradigma do Aconselhamento Genético”, conduzida pelo professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), biomédico geneticista da Secretaria Estadual de Saúde em Goiás (SES-GO), Aparecido Divino da Cruz, PhD. A palestra será no dia 26 de outubro, às 18h30. O tema é um dos mais aguardados pelos congressistas.

Números da Biomedicina no Brasil
30 Habilitações
Cem mil biomédicos, professores e pesquisadores
70 mil inscritos nos Conselhos Regionais
19 mil alunos em formação
419 cursos de Graduação
238 escolas de biomedicina
(Fonte: CFBM- números referentes a 2018)