Notícias

3º CBCO – Abertura marcada por homenagens e discursos em defesa da Biomedicina

Noite teve condecorações aos ex-presidentes do CRBM-3 e a pioneira da Biomedicina

7808ebce 16e9 4108 933c 53aa6644b899

A abertura do 3º Congresso de Biomedicina do Centro-Oeste, na noite desta quinta-feira, 24 de outubro, em Brasília (DF) teve apresentação cultural, homenagens e palestra sobre os "Avanços tecnológicos na hematologia laboratorial e a garantia de qualidade na segurança do paciente. A importância do biomédico”, apresentada pelo biomédico e médico Luiz Murilo Martins de Araújo. A noite também foi de homenagens aos ex-presidentes do CRBM-3, entidade que no último mês de setembro completou 30 anos, e a personalidades que trabalharam em prol da Biomedicina no Distrito Federal.

O presidente da Associação de Biomédicos da 3ª Região (ABM-3) e do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3), Renato Pedreiro Miguel conduziu os trabalho e em seu discurso destacou os avanços e conquistas alcançados pela Biomedicina em 40 anos de regulamentação no Brasil completados em 2019 e a programação científica do evento, pensada para aprimorar os conhecimentos de biomédicos cada vez mais multiprofissionais.

Logos após o discurso, os quatro ex-presidentes do CRBM-3 foram chamados ao palco para receberem a Medalha de Mérito Profissional Dr Sérgio Antonio Machado. Receberam a medalha, o primeiro presidente da entidade, Sérgio Antonio Machado, e os seguintes dirigentes Claudio Lobo Mecenas, Luiz André Tavares da Silva e Rony Marques de Castilho. Foram homenageados ainda a biomédica pioneira no DF Maria Augusta, 83 anos, com o certificado de Mérito Biomédico; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Márcio Michel Alves, pelo apoio à Biomedicina, com o título de Biomédico Honorário.

O presidente do CFBM, Sílvio Cechi destacou a relevância da participação dos biomédicos em eventos dessa natureza, destacou a história de conquistas da Biomedicina e chamou a atenção para a Fisiologia do Esporte, a mais recente habilitação representada ali pelo biomédico Turíbio Leite. Na sequência a biomédica Aline Vesely, suplente do CRBM-3 entregou o Certificado de Reconhecimento Profissional aos biomédicos Vera Lúcia Alves de Lima Rodrigues; Maria do Socorro Veras e João Alves Moreira Filho, que preside o Sindicato dos Biomédicos no DF, e ainda a professora Lídia Maria Pinto de Lima.

O palestrante Luiz Murilo Martins de Araújo, que é professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e tem 38 anos de atuação no mercado de Laboratório de Análises Clínicas, destacou em sua palestra a importância de observar as condutas, procedimentos e rotinas estabelecidas por entidades como o CFBM, por exemplo. Apesar de a abertura ocorrer durante a noite, as atividades do 3º CBCO tiveram início cedo. Oito minicursos foram realizados, sendo quatro pela manhã e outros quatro a tarde. (Imprensa CRBM-3)