Notícias

CRBM-3 implanta requerimento eletrônico para cartão de identidade

Iniciativa faz parte das comemorações pelo Dia do Biomédico. Serviço possibilitará aos biomédicos que ainda não têm o cartão enviar a documentação pessoal às unidades de atendimento para ter acesso

nova cedulamktA partir de agora, o biomédico poderá solicitar seu cartão de identidade por meio de requerimento eletrônico e envio da documentação para as Seccionais e as Delegacias. A inovação deixa o CRBM-3 perto de atingir cem por cento de descentralização dos atendimentos e de serviços on line. Os profissionais que não têm acesso às unidades de atendimento serão os principais beneficiados. Os novos métodos de validação e controle de documentos foram formatos pelo CRBM-3 e a Casa da Moeda do Brasil através do Sistema Manipulador de Imagens (SMI).

O requerimento e os documentos necessários estarão disponíveis e atualizados no site na página Registro. Para protocolar, basta digitalizá-los em formato PDF colorido e enviar ao e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Se preferir, o biomédico poderá enviar pelos Correios ou se deslocar a uma unidade de atendimento munido de uma foto 3x4 recente. Após o registro, o material será digitalizado por meio de um software da Casa da Moeda do Brasil (CMB), empresa responsável pela confecção do cartão digital.

"Os servidores do CRBM-3 serão preparados e supervisionados para acompanhar todos os processos até o envio dos dados para CMB. Eles verificarão o alinhamento, disposição e apresentação do corpo e fundo da foto. E ainda se a impressão digital tem seu preenchimento visível, identificável, sem falhas ou borrões; e a assinatura os traços legíveis e compatíveis com a documentação", detalha Alex Lapot, gerente executivo.

Ele acrescenta que os parâmetros de avaliação da qualidade e autenticidade dos dados biométricos foram fornecidos pela CMB. "O cartão só será impresso após avaliação final do processo de produção da empresa", garante. Para o solicitante o prazo para ter acesso ao cartão de identidade do biomédico é relativamente curto. Em média, dez dias para a fabricação e remessa ao CRBM-3, a partir do pagamento do boleto com a taxa de cartão no valor de R$ 98,00. O envio via Sedex, no mesmo valor, será cobrado à parte.

O presidente do CRBM-3, Renato Pedreiro Miguel destaca a importância do SMI para o CRBM-3. “Com este serviço possibilitamos acesso igualitário ao cartão de identidade para todos os biomédicos que tenham interesse”, afirma. O lançamento do SMI é parte de uma série de boas práticas que podem servir de incentivo para órgãos de várias esferas nacionais e internacionais. (Imprensa CRBM-3)