Notícias

"Biomédico na Fisiologia" é uma das palestras do Congresso Mineiro

Exposição de profissional vai abordar aspectos fisiológicos e metabólicos no esporte

O biomédico Rodrigo Minoru Manda, doutor em Patologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp-SP) e especialista em Atuação Multiprofissional em Medicina do Exercício Físico e do Esporte pela mesma instituição, é um dos palestrantes do II Congresso Mineiro de Biomedicina, dia 15 de novembro, em Belo Horizonte.

O tema "Biomédico na Fisiologia" permitirá ao palestrante compartilhar um pouco da formação pessoal e experiência profissional nas áreas de metabolismo do exercício físico e nutrição. "Os principais pontos abordados serão sobre aspectos fisiológicos e metabólicos no esporte, e como o profissional biomédico pode atuar nessa área, participando de equipe multiprofissional", detalha Rodrigo. A palestra será expositiva, com slides abordando desde conceitos teóricos a vivências práticas.

Em entrevista para o site do CRBM-3, Rodrigo Minoru Manda explicou que diante da crescente demanda do mercado na área 'fitness', a Fisiologia do Esporte – mais recente habilitação da Biomedicina - abre uma nova área de atuação os biomédicos, visando integrar e agregar mais informações aos profissionais de atuação com maior tradição neste segmento, como profissionais de educação física, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, dentre outros.

Neste contexto, segundo o palestrante, "o profissional biomédico tem como atuação a retaguarda científica na avaliação e análise de variáveis fisiológicas e bioquímicas que possam auxiliar no trabalho de prevenção de lesões, otimização de rendimento e recuperação do atleta" .

Por se tratar de uma área nova, a Fisiologia do Esporte ainda conta com algumas dificuldades de inserção no mercado atual. "Cabe a nós nos fortalecermos e conscientizarmos que somos profissionais que chegam para acrescentar mais uma visão na atuação multiprofissional ao esporte, e não para concorrer com qualquer outra área já atuante no segmento", conclui. (Imprensa CRBM-3)