Notícias

II Congresso Mineiro de Biomedicina, nesta sexta-feira (15), terá palestra sobre Exames Laboratoriais em Estética 

Tema integra a programação e destaca a importância da avaliação do paciente antes dos procedimentos. Evento será em Belo Horizonte, das 8 às 18 horas.

Os exames laboratoriais podem auxiliar o biomédico esteta e ajudar a tirar o melhor proveito das intervenções proporcionando segurança e bem-estar ao pacientes que buscam por procedimentos estéticos. Durante o II Congresso Mineiro de Biomedicina, o biomédico Jhonathan Rocha, conselheiro do CRBM-3, ministrará a palestra “Exames Laboratoriais em Estética”, dia 15 de novembro, às 17 horas, quando fará um panorama do assunto. 

O tema abordado será o despertar do profissional da área de estética para a avaliação ampla do estado de saúde do paciente, antes da realização de intervenções estéticas. “A avaliação do paciente, incluindo clínica (anamnese, exame físico) e laboratorial, contribui para ponderar a indicação ou a contraindicação de determinado procedimento estético, visando a redução do risco de intercorrências, bem como a garantia de melhores resultados”, reforça Jhonathan.

As avaliações são amplas, indo desde exames triviais, como o hemograma e testes bioquímicos, até possibilidades bastante sofisticadas, como exames genéticos que avaliam características extremamente individuais. “A maioria das avaliações é realizada em amostras de sangue. Algumas podem ser feitas utilizando raspado de pelo e/ou fios de cabelo. No que se refere aos testes genéticos, as amostras de escolha são raspados orais obtidos através de swab”, exemplica o palestrante.

O mais importante, segundo Jhonathan, é que o profissional tenha o cuidado de conhecer bem as condições fisiológicas do paciente antes da realização de qualquer procedimento estético. “Isso resguarda o profissional, garante resultados mais satisfatórios e, sobretudo, reduze sobremaneira os riscos de intercorrências e complicações”, conclui Jhonathan Rocha. (Imprensa CRBM-3)