Notícias

II Congresso Mineiro de Biomedicina destacou temas atuais

Organizadores destacaram a empolgação dos participantes com as palestras e o alto nível dos estudos e pesquisas submetidos à avaliação. Ao final do encontro os congressistas foram convidados para participarem do I Encontro de Biomedicina do leste de Minas, em Ipatinga (MG), em maio de 2020.

Congresso de Biomedicina 15.11.19 Tamires Martins Fotografia 41

(Foto: Tamires Martins)

O II Congresso Mineiro de Biomedicina realizado em Belo Horizonte, na última sexta-feira, 15 de novembro, reuniu um público jovem formado em sua maioria por estudantes. "Finalizamos com a sensação de missão cumprida e muita satisfação”, afirma um dos membros da comissão organizadora, conselheiro Renato Ângelo. A programação, considerada “completa”, destacou o perfil multidisciplinar da profissão com palestras distribuídas em diferentes habilitações da Biomedicina e destaque para a vivência profissional. O tema “O biomédico na era da inovação” chamou a atenção dos participantes para o futuro da profissão.

Ao dar as boas vindas aos congressistas, Renato Pedreiro Miguel, presidente da Associação de Biomédicos da 3ª Região e do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3), chamou a atenção para a importância dessas entidades oportunizarem conhecimentos e compartilhamentos de experiências entre os biomédicos. Renato Pedreiro destacou ainda os 40 anos de regulamentação da profissão e os 30 anos de criação do Conselho. “Muito avançamos e conquistamos nesse período, mas trabalhamos para alcançarmos mais”, disse.

Submissão de Trabalhos
A Comissão Científica, responsável pela programação, composta pelo biomédico, segundo secretário do CRBM-3, Renato Ângelo e os docentes Rafaela Oliveira, do Instituto Izabela Hendrix e Gustavo Silva, da Faculdade de Minas (Faminas), se impressionou com o alto nível dos trabalhos apresentados. O grupo avaliou os trabalhos acadêmicos, resumos de iniciação científica, projetos de extensão e outros inscritos para submissão.

Encontro de Coordenadores
Paralelamente, foi promovido o 1º Encontro de professores e coordenadores de cursos de Biomedicina. Minas Gerais tem 30 faculdades de Biomedicina. O objetivo foi a aproximação entre os docentes, a troca de experiência entre as diferentes realidades e o debate sobre as diretrizes nacionais vigentes.

Primeiro fisiologista
No Congresso, o palestrante Rodrigo Minoru Manda, doutor em Patologia pela Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp -SP) e especialista em Atuação Multiprofissional em Medicina do Exercício Físico e do Esporte pela mesma instituição, foi anunciado o primeiro biomédico fisiologista no Brasil inscrito no Conselho Regional de Biomedicina. Rodrigo Minoru foi recentemente contratado para integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. A Fisiologia do Esporte é a habilitação mais recente da Biomedicina. (Imprensa CRBM-3)