Notícias

Residências Multiprofissionais unem especialização e experiência

Especialização na área de saúde tem foco nas necessidades locais e regionais, direcionadas pelo Sistema Único de Saúde

A aprendizagem e a especialização devem ser algo permanente entre os profissionais de saúde. A Residência Multiprofissional é uma modalidade de pós-graduação, latu senso, que se caracteriza pela formação em serviço, supervisionada por profissionais capacitados, os chamados preceptores. Os residentes, além de se especializarem, aprendem a trabalhar em equipe.

Para o conselheiro do CRBM-3 Jhonathan Rocha, que também é professor, a residência multiprofissional é uma boa oportunidade para os biomédicos recém-formados, uma vez que proporcionam ao mesmo tempo a especialização destes, aliada à experiência profissional, muitas vezes exigida pelo mercado de trabalho. “Além disso, salienta sobre a disponibilização de bolsas de estudos, por parte dos programas de residência, o que auxilia bastante na continuidade dos estudos a estes profissionais”, diz.
Conforme o Ministério da Educação, as residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional (Resolução CNS nº 287/1998).

As publicações de editais para Residência Multiprofissional em Saúde ocorrem, geralmente, no segundo semestre de cada ano. Os interessados então devem ficar atentos aos sites das instituições de ensino superior e estabelecimentos de saúde para não perder o prazo. A maioria dos processos seletivos realiza provas, análises de currículo e entrevistas. Mas, lamentavelmente, não é sempre que há vagas destinadas à Biomedicina.

A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS), instituída por meio da Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009, é coordenada conjuntamente pelo Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. As principais atribuições da Comissão são avaliar e acreditar os programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde de acordo com os princípios e diretrizes do SUS e que atendam às necessidades sócioepidemiológicas da população brasileira; credenciar os programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde bem como as instituições habilitadas para oferecê-lo; registrar certificados de Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde, de validade nacional, com especificação de categoria e ênfase do programa.

Algumas das instituições que ofertam vagas para residência multiprofissional na abrangência do CRBM/3 são as seguintes: Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES/GO), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM/MG), Universidade Federal de Goiás (UFG/GO) e o Centro Universitário Luterano de Palmas (ULBRA/TO). (Imprensa CRBM-3)