Notícias

Covid-19 - Lacen-MT buscou reforço na Biomedicina

Último texto da série de matérias publicadas no site sobre a rotina dos biomédicos nos Lacens reforça, mais uma vez, a importância da Biomedicina e do trabalho entre as equipes multiprofissionais

Para reforçar o atendimento à demanda pelos testes do coronavírus, o Laboratório Central de Saúde Pública no Mato Grosso (Lacen-MT) contratou biomédicos que vieram somar esforços junto aos profissionais de saúde efetivos. O Lacen é um dos responsáveis no Estado por realizar os exames que detectam a Covid-19.

A biomédica Daniele Ribatski da Silva, especialista em Hematologia e mestre em Doenças Tropicais, trabalha na instituição há 15 anos e reconhece a importância da experiência dos profissionais contratados. “O desafio é ser sempre referência por isso é importante, profissionalmente, não cairmos na zona de conforto e buscarmos sempre o conhecimento”, afirma.

Por ser um agravo novo a tendência é mesmo o aumento das análises relacionadas à Covid-19, segundo Daniele, especialmente daquelas realizadas por meio do método RT-PCR. As equipes trabalham em escalas inclusive aos finais de semana. “Sinto-me orgulhosa por contribuir como biomédica e também como cristã”, acrescenta.

A pandemia está permitindo à sociedade perceber a importância da Biomedicina e do profissional biomédico como especialista no diagnóstico e na pesquisa para a prevenção e o tratamento da doença. Ensinou também o que já era sabido, porém vem sendo constatado: a importância da atuação em conjunto. “O trabalho em equipe é muito importante para apresentarmos uma resposta ou solução rápida”, diz.

Além de Daniele, a equipe de biomédicos do Lacen-MT conta com ainda com os profissionais Marlon Mello, Nayara Quintana, Bruna Taques, Stephanni da Silva, Bruno Xavier, Fátima Casagrande e Adriana Santarém. (Imprensa CRBM-3)

Lacen MT com biomédicos marcados

Equipe do Lacen-MT envolvida com os testes para o coronavírus. Na foto, os biomédicos estão marcados de vermelho. (Assessoria SES-MT)