Notícias
CBBM On-line - A Biomedicina presente na solução de crimes
Publicado em 21/10/2020 - Última modificação em 21/10/2020 às 12h45
No contexto da Biomedicina, a Perícia Criminal tem o grande atrativo de ser uma área de aplicação direta da ciência, pois permite o imediato retorno de benefícios à sociedade. Esta é a opinião da biomédica Nígela Rodrigues Carvalho, perita criminal e que, atualmente, está no Laboratório de Biologia e DNA Forense como Analista do Banco de Perfis Genéticos da Superintendência de Polícia Técnico-Científica de Goiás (BPG-SPTC/GO).
Nígela é uma das palestrantes do XVII Congresso Brasileiro de Biomedicina e V Internacional de Biomedicina. Ela, que também é especialista em Biociências Forenses, Análise Criminal e mestre em Genética, com enfoque no âmbito forense, ministrará a palestra "Perícia Criminal: a Genética Forense na elucidação de crimes”
Na palestra, ela adianta, será abordado como a Genética Forense é uma ferramenta importante na elucidação de crimes. Por meio dela, se obtém a autoria de delitos, além de valiosas informações como a dinâmica dos fatos e o próprio policiamento genético por meio de banco de dados. Na palestra, serão abordados casos práticos mostrando todas essas potencialidades.
A perita destaca as vantagens das Ciências Biomédicas no contexto da perícia criminal. “Como exemplo, temos a própria Genética Forense, a qual, por meio das técnicas de biologia molecular, já disponíveis na literatura científica, permite a elucidação de crimes que envolvem a presença de vestígios biológicos”, afirma.
Além disso, segundo ela, trabalhar com amostras forenses é um grande atrativo, por se tratar de amostras desafiadoras, geralmente com baixa quantidade e qualidade de DNA, o que requer do analista grande expertise e raciocínio investigativo.
Com vasta experiência, desde 2010, atuando em diversas casuísticas, como exames relacionados a mortes violentas, identificações de cadáveres e crimes contra o patrimônio, a maior atuação e experiência é na área de crimes sexuais, temática do seu trabalho de mestrado e do livro que publicou neste ano de 2020, “Genética Forense na Elucidação de Crimes Sexuais: o policiamento por meio de Bancos de Perfis Genéticos”.
A palestrante chama a atenção para a importância do perito criminal estar em constante estudo, já que novas técnicas para a persecução criminal vão surgindo, inclusive as relacionadas às áreas de Direito Penal e Processual Penal. “A genética é uma área em constante evolução”, assegura. (Imprensa CRBM-3)