Notícias

Habilitação na área de imagem ganha relevância

A atuação do biomédico na área de diagnóstico de imagem ganhou relevância no último ano, diante da pandemia do coronavírus.  Isso porque, além do testes laboratoriais para diagnóstico da Covid-19, alguns exames de imagem são preponderantes para a investigação e o monitoramente da doença.

Biomédicos habilitados em Imagenologia podem realizar exames de imagem com as mais diferentes técnicas, como tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM), medicina nuclear (MN), radioterapia (RT), ultrassonografia (USG) e radiologia médica. A habilitação conta, atualmente, com mais de 800 inscritos no Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3).

Recentemente, a biomédica imagenologista, docente e diretora sindical Karla Cardoso, acompanhada da presidente do Sindicato dos Biomédicos de Goiás, Naíse Adriane Rodrigues, se reuniu com o presidente Renato Pedreiro Miguel e diretores do CRBM-3, em Goiânia (GO), para reforçar a importância de parcerias que estimulem o aumento de profissionais biomédicos legalmente habilitados, visto o crescimento da demanda pelos exames de imagem.

A implantação de exames de imagens cada vez mais modernos exige profissionais atualizados e que conheçam a metodologia, os equipamentos e todas as etapas do processo, por isso a qualificação na área deve ser contínua. O mercado de trabalho tem absorvido parte significado dos profissionais biomédicos habilitados em imagenologia.

A formação profissional de nível superior eleva o padrão de qualidade dos exames, já que permite um conhecimento macro dos processos. Importante observar que fica excluída a interpretação de resultados, que cabe exclusivamente ao médico especialista. Outra observação trata-se dos exames de ultrassonografia, também realizados por médicos especialistas, porém com o auxílio/guia do biomédico no direcionamento dos procedimentos em estética.

Para saber mais detalhes sobre as atribuições dos biomédicos na área da imagem, acesse a Resolução 234, de 05/12/2013, publicada pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

(Imprensa CRBM-3)

reuniao sindicato

Biomédica Karla Cardoso, presidente Renato Pedreiro (CRBM-) e Naíse Adriane (Sinbiomédicos)